quarta, 04 de abril de 2018 - 11:25h

Exposição Céu Aberto

Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca completa 16 anos
A cada ano, no aniversário da Exposição a Céu Aberto, acontece a programação “Museu Vivo”, mostrando em cada ambientação o modo de vida das comunidades e seus costumes, valorizando seus conhecimentos tradicionais.
Foto: Jô Mendes
Casa das Parteiras com nova cobertura e reformas nas escadarias.

O Governo do Estado do Amapá através do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá – IEPA, estará realizando no dia 06 de abril, no Museu Sacaca, uma grande programação alusiva as comemorações de 16 anos da Exposição a Céu Aberto do Museu.

Construída com a participação da comunidade e inaugurada em 05 de abril de 2002, a Exposição é um espaço de histórias vivas que tem por objetivo, promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural. Em suas atividades, busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas pelo IEPA, através de projetos, exposições e oficinas pedagógicas, a fim de envolver a comunidade nas atividades que reconhecem, valorizam e protegem o patrimônio

Este ano através de parcerias com instituições públicas e privadas, as ambientações da Exposição passaram por reformas, restaurações e revitalizações dos espaços, como; a Casa dos Ribeirinhos, Casa das Parteiras, o Barco “O Regatão”, a Casa de Farinha e a edificação total de três casas indígenas (em processo de construção)

A Programação

A festa dos 16 anos da Exposição a Céu Aberto será no dia 06 de abril, na área interna do Museu Sacaca, no horário de 09h às 17h, com entrada franca e durante este horário, haverá comercialização de artesanato, venda de comidas e bebidas, atividades pedagógicas e culturais, como;

Contação de Estórias

Exposição Galeria de Artes Samaúma.

Grupo de Dança

Oficina de Boneca

Visitação ao Planetário

Exposição do IEPA